09/07/10

E3: Projecto Paramétrico

1) descrição do modelo paramétrico, identificando os parâmetros e constrangimentos definidos;
























2) mostra de 6 variações geométricas obtidas interactivamente a partir do modelo, ilustrando o campo de variação formal possível;











3) sobreposição das 6 variações geométricas;


















4) componente construtivo;




















5) mostra das 6 variações geométricas do modelo incluindo o componente (sem variação)









6) repetição 6x de 1 forma geométrica, exibindo diferentes variações da aplicação do componente;








7) definição de grasshopper;













8) fotomontagem de solução.
















Memória Descritiva

- O Projecto Paramétrico
O objecto começou por ser criado através de três círculos parametrizados (com raio adaptável) anexados a três pontos com uma posição variável. A forma do objecto é obtida através do comando “loft” e devido à parametrização das condições anteriores (raio dos circos, posições em Z) foi possível criar formas muito variadas.
O componente, também parametrizado, é formado por um círculo e uma forma que vai de um rectângulo até uma elipse e depois são ligados através de um “loft”. O círculo varia no seu raio e a forma rectangular varia no comprimento, largura e nos ângulos.
O objecto é divido em partes e o componente é aplicado a cada uma dessas partes adaptando-se à forma que cada divisão tem.

- Possibilidades de Aplicação
O facto de grande parte dos parâmetros serem facilmente modificáveis faz com que projectualmente seja mais fácil explorar novas formas ou também permite rapidamente pequenas variações. Assim, a criação e modificação de uma fachada, de um material ou de uma outra forma pode ser agilizada e até mais desenvolvida devido à poupança de tempo que cada alteração obriga.

- Futuras hipóteses de investigação
Neste objecto podia ainda explorar variações no componente, como aberturas que se movimentariam consoante a exposição ao sol (um exemplo é a fachada do Instituto do Mundo Árabe em Paris desenhada por Jean Nouvel), a partir de uma direcção ou de um ponto de referência. Também seria interessante explorar a tridimensionalidade do componente no objecto variando-a de acordo por parâmetros externos (o contorno de uma rua, a exposição solar, a malha envolvente, etc). Com mais tempo exploraria a forma do objecto com mais variáveis parametrizadas tentando, através de opções mais complexas, apreender caminhos interessantes para a obtenção de múltiplas formas.

Painéis:










Sem comentários:

Enviar um comentário