09/07/10

E3: Projecto Paramétrico



O Projecto Paramétrico
O objecto começou por ser criado através de três círculos parametrizados (com raio adaptável) anexados a três pontos com uma posição variável. A forma do objecto é obtida através do comando “loft” e devido à parametrização das condições anteriores (raio dos circos, posições em Z) foi possível criar formas muito variadas.
O componente não é apenas parameterizado. Trata-se de um paralelipipedo ao qual se eleva um dos vértices da face superior. O objecto varia depois de tamanho e proporções consoante a sua aplicação na superfície do objecto parameterizado.

Possibilidades de Aplicação
O componente não é facilmente alterado. Contudo, a sua disposição na fachada permitiria um leque variado de opções no que diz respeito ao que poderiam ser as aberturas. É um componente que pode, por sua vez, facilitar a exploração de novas formas pois devido à sua elementaridade formal, é facilmente adaptavel a novas explorações formais.

Futuras Hipóteses de Investigação
Neste objecto podia ainda explorar variações no componente que se poderiam prender com variações na altura do ponto que se eleva no paralelipipedo. Asim sendo, as aberturas poderiam ser variadas consoante a orientação solar do edificio bem como os pontos de interesse da envolvente. Talvez se pudese explorar a interecção entre as diversas aplicações dos componetes, criando aberturas que pudessem servir variados pisos, ou até criar excepções ao ritmo regrado da fachada. Com mais tempo poderia também explorar a forma do objecto com mais variáveis parametrizadas par que a variedade formal pudesse ser alcançada.

Sem comentários:

Enviar um comentário